sexta-feira, 4 de outubro de 2013

COMO FAZER O GNIB?

imigração dublin

Chegou ao fim a minha saga para regularizar a minha permanência de 1 ano na Irlanda. Digo minha, pois a Dani ainda não recebeu nem o cartão e nem a senha do banco, portanto não pôde fazer o depósito dos 3.000,00 euros no banco.

Fomos no banco para perguntar o que tinha acontecido e a atendente falou que as correspondências tinham sido extraviadas. Solicitamos que fossem enviadas novamente mas ainda não chegaram...

Bem, como eu já tinha os documentos necessários para dar entrada no GNIB (Garda National Immigration Bureau), resolvi adiantar minha vida e fui sozinho para o prédio da Garda. Para isso separei os seguintes documentos:

  • Passaporte
  • Apólice do seguro governamental obrigatório (fornecido pela escola) ou apólice de seguro privado com cobertura de no mínimo 30 mil euros, conforme tratado de Schengen
  • Extrato do banco constando 3.000,00 euros (fornecido pelo banco)
  • Carta de comprovação de vínculo com a escola (fornecido pela escola) 
  • 300 (trezentos) euros
Um detalhe interessante relativo ao meu extrato bancário (statement) foi que eu não tive que esperar chegar pelos correios, pois eu fiz a opção, pelo internet banking, de não receber extratos e outros tipos de informativos por papéis, optei por receber somente por email. Ao explicar isso para a atendente ela imprimiu meu extrato, carimbou e assinou. Fica a dica então!


Voltando ao GNIB, fui numa sexta feira (dia em que fica mais cheio!!) e cheguei às 07:00 hs da manhã. A fila estava quase dando uma volta no quarteirão!

Encontrei alguns ex colegas de acomodação, o que ajudou bastante na espera, pois batendo papo o tempo passou mais depressa. As senhas somente começaram a ser distribuídas às 09:20 aproximadamente. Quando pegamos nossas senhas o rapaz informou que teríamos que voltar 10:30, horário em que começaríamos a ser atendidos.

Beleza! 10:30 estávamos todos lá, entramos e tivemos que aguardar a nossa senha ser chamada. A minha senha era de número 147. Quando chegou a minha vez, entreguei o  passaporte, o extrato bancário e a apólice do seguro governamental. Eles não solicitarão a carta da escola. Nesse momento temos que tirar as digitais dos indicadores de ambas as mãos. 

Eles tem a maquineta para pagamento com o cartão de débito ou crédito, pois não aceitam dinheiro. A outra opção de pagamento é por boleto bancário, mas nessa modalidade nós não conseguimos o GNIB no mesmo dia, pois ele será enviado pelos correios.

Após essa etapa temos que esperar novamente para tirar as digitais de todos os dedos em uma salinha no fundo do prédio. Eles irão nos chamar pelo nome no sistema de voz, portanto fiquem muito atentos, eles não conseguem pronunciar nossos nomes corretamente, o que pode te fazer ficar esperando mais do que deveria.

Novamente, depois de tirar todas as digitais, temos que aguardar... pois bem, lembram que eu disse que cheguei 7:00 da manhã? Após todo esse tempo entre atendimentos e esperas, fui pegar meu GNIB somente às 14:00 hs!!! Pois é, todo o processo demorou 7:00 hs. 

Levem alguma coisa para comer, caso contrário ficarão como eu, morrendo de fome! hehehe

O lado bom da história é que já fiz toda a parte burocrática para a obtenção do visto na Irlanda. A partir de hoje estou livre para procurar emprego e aproveitar essa linda cidade, apesar do frio que está chegando! rs

Abraço galera!

22 comentários:

  1. Excelente post, Rafael! Ainda estamos na fase de depositar a grana no banco e solicitar o extrato para depoooois tirar o GNIB. Vamos tentar ir durante a semana, acredito que fique mais vazio! Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Bruno! Acredito que fique sim, pois durante a semana alguns alunos lá da escola conseguiram pegar senha lá pelas 10:00hs. Algumas escolas não tem aulas na sexta, então o pessoal deixa pra fazer os documentos nessa data, tipo eu!! kkkk

      Excluir
  2. Olá Rafael!

    Muito bacana suas dicas, mas ficou um pouco confuso a sua dica do extrato através do internet banking. Em que momento você solicitou? Pq teve que explicar pra ela?
    Podes dar mais detalhes?

    Tks!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Quando abrimos a conta no banco AIB, nossa internet não é cadastrada automaticamente, temos que retornar ao banco para ativar o internet banking e o mobile banking. Após ativar essas modalidades, entrei na net e já no meu login fiz a opção por não receber extratos pelos correios. Somente depois me lembrei que precisaria do extrato completo que o banco manda pelos correios, onde constam todos os dados solicitados na Garda. Por conta disso fui no banco e expliquei essa situação, mas não tive nenhum problema, pois a atendente me entregou esse extrato com sua assinatura e o carimbo do banco e na guarda eles aceitaram de boa. Abraço!

      Excluir
    2. Olá Rafael! Então pelo jeito é um pouco burocrático. Pois pelo que eu entendi, não dá pra ativar esses serviços no mesmo momento que abre a conta....mas enfim, parece ser um bom caminho.
      Quando chegar aí vou explorar esse caminho rsrs.

      Abraço!

      Excluir
  3. em janeiro já saberei como proceder, obrigado pelas dicas...

    ResponderExcluir
  4. Que bom filho, agora ja estou mais tranquilo pois como sempre vc ja resolveu suas paradas por aí.
    Boa sorte

    pai

    ResponderExcluir
  5. Sobre o pagamento com cartão, eles passam o VTM? E seu nível de inglês já está bacana? Como foi ter q ir ao banco e explicar o que ocorreu? Abs!
    Will

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode pagar sim, mas somente se seu cartão tiver chip. Nessa etapa você já estará com o cartão do banco irlandês e já terá depositado os 3.000,00 euros na conta, então poderá pagar com o cartão de débito do banco também.

      Excluir
  6. bem legal as dicas... sabe Rafael.. meu inglês e básico dos básicos... como farei ...???? socorro..... help.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk Oi Rosa, mas a intenção de vir pra cá é aprender mesmo! rs
      Tipo, conheço várias pessoas que chegaram aqui sem falar nada, claro que eles tiveram mais dificuldades para resolver seus problemas, mas conseguiram. Tem muitos brasileiros aqui, com certeza você irá ficar amiga de um e ele lhe dará todas as dicas para se virar. Pode vir tranquila, mas aproveite qualquer tempo livre que tiver por aí pra estudar, qualquer palavra nova que vc aprender já será de grande valia! Abraço!

      Excluir
  7. Olá Rafael, estou pensando em ir pra Irlanda, você poderia fazer um post mais pra frente, de como está sendo o processo de procurar emprego? E dizer como fez seu currículo (se a escola ajudou), se você tinha alguma experiência, quais os lugares que deixou seu currículo, se eles ligam para uma entrevista, se está boa a procura por subempregos (se tem muita vaga nos lugares), e se foi fácil e quanto tempo demorou para arrumar e por ultimo e não menos importante, qual era a faixa de salário oferecido? Se era o mínimo ou se já era um pouquinho a mais. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana! pode deixar que vou escrever sim. Já estou nesse processo de procurar emprego, por isso o blog deu uma paradinha, mas assim que tiver mais experiência nesse assunto vou abordá-lo. Bjo.

      Excluir
    2. Tudo bem, obrigada e parabéns pelo blog. Toda a sorte do mundo pra vocês e se Deus quiser em breve estarei nesta mesma jornada!!

      Excluir
  8. Oi Rafael!
    Bom, achei muito bacana esse blog,de tantos que já li, esse é bem facil de entender..pois as vezes nós temos duvidas, lemos alguns blogs e ficamos mais confusos ainda...Cara eu estou indo para Irlanda agora em Janeiro e um dos meus medos e duvidas é sobre esse 3000 euros..se levamos em vtm ou em espécie etc etc.Talvez essa minha duvida vc já tenha explicado antes,mas se vc poder explicar de novo eu agradeço.Cara, na hora de depositar o $$$ no banco,ao invés de sair com o dinheiro por aí e ter que todos os dias ficar sacando o dinheiro até completar os 3000 euros, teria como fazer uma transferencia direta do VTM para a Conta no Banco? essa é minha duvida Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala xará!! Eu conheci muita gente que veio com os euros em cash, não utilizaram o vtm. Sinceramente, eu achei muito trankila a viagem e Dublin não é nada perigoso, mas vai que acontece com você?? Então acho melhor trazer no VTM mesmo. Não é possível fazer transferência com o VTM, você vai ter que ir sacando e depositando mesmo, infelizmente! rs

      Excluir
  9. E ai Rafael!!
    Então, achei seu post muuuito bom, mas ainda fiquei com uma dúvida. Pra que você levou os 300,00€ se eles não aceitam dinheiro? E outra, tem como pagar no cartão de débito do banco que a gente depositou os 3000,00€?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius, eu não levei os 300 euros em dinheiro, levei no cartão do banco mesmo. E como a grana já estava toda na minha conta do banco irlandês, paguei com o cartão do AIB (Allied Irish Bank). Abraço!!

      Excluir
    2. Entendi, muito obrigado pela resposta. Estou indo em Dezembro e to morrendo de medo e cheio de dúvidas, mas acho que isso é normal. hahahaaha

      Excluir
  10. Boa tarde, esse valor de 3 mil euros, vc tem que ter esse valor pra poder abrir a conta?

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde Rafael!

    Estou olhando para ir para Irlanda ate o final do ano que vem pois estou me programando, como você me orienta, a ir por conta própria ou através de uma agencia? e outra pergunta, estou querendo ficar 1 ano, qual o valor que você recomenda a juntar? Obrigado

    ResponderExcluir