segunda-feira, 12 de agosto de 2013

QUAL O MELHOR MOMENTO PARA COMPRAR EURO?


Fala galera!!

Este é um assunto que poderá causar discussão, alguns poderão concordar com minha opinião e outros não, mas acredito que eu tenha conhecimento sobre o assunto, tanto na prática quanto na teoria.

Então vamos lá, existe um melhor momento para comprar o euro?
A resposta é muito simples: "SIM" E qual é esse momento? Quando você tiver a quantidade, em reais, necessária para comprar o valor que pretende em euros. Qualquer outra resposta será mera especulação! 

Vamos parar para pensar, se o euro seguisse algum tipo de padrão, tipo "no mês X ele costuma subir e no mês Y ele costuma cair" todos seríamos ricos! Se eu sei que no mês Y ele estará barato vou comprar e vender no mês X quando estará caro!

Infelizmente é assim mesmo galera, vejo muita gente pesquisando em anos anteriores os meses em que o euro estava mais barato, mas isso não funciona. Para os que investem em algo diferente da poupança irão conhecer essa frase: "rendimentos passados não são garantia de rendimentos futuros".

Nosso país adota o modelo de câmbio flutuante, onde teoricamente quem determina o valor das moedas é o próprio mercado, salvo algumas intervenções do Banco Central. 

Quando comprei meus euros em abril, paguei R$ 2,71. Vi em muitos lugares pessoas dizendo que o euro iria cair, por causa da Copa das Confederações e a consequente entrada da moeda junto com os turistas. Não foi isso o que aconteceu, hoje o euro turismo fechou em R$ 3,17. Caso tenha dúvidas de como levar os euros, clique aqui.

O que quero mostrar é que se os analistas de mercado que trabalham com isso diariamente erram, quem somos nós para querer adivinhar se o euro vai subir ou cair? A internet está cheia de gente falando o que quer (inclusive eu! rs), temos que filtrar as informações e tomar nossas decisões pautadas na lógica e não na emoção. 

Sei que não sou o dono da verdade, mas espero ter, pelo menos, despertado o interesse de pesquisa em vocês, pois a compra dos euros é fator decisivo no intercâmbio por ser a parte onde mais gastamos.

Grande abraço!

10 comentários:

  1. Cara, ta aí uma verdade. Minha irmã está indo para Dublin em dezembro e está sofrendo com a atua alta, e confiando numa eventual queda. O que acho válido também, principalmente em casos como esse dela, é já comprar pelo menos uma parte dos euros agora. Assim, independente da variação, ela mantém a compra em um valor médio: pode perder grana se aumentar ou pode ganhar caso caia. Um risco tbm, mas mantém a compra em um valor equilibrado.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Dan, eu tive essa dúvida, mas resolvi comprar tudo logo. Pensei: se o euro subir já terei me garantido, se cair, vou ter pago mais caro. Mas como disse, é loteria. Já vi muita gente tendo que adiar o intercâmbio por não ter comprado logo o euro. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. No fim das contas vc se deu bem, pq o euro tá muito caro. Só espero que abaixe até o ano q vem, que é quando vou.

    ResponderExcluir
  4. Posso pedir sua opinião?! Por favor, me corrija se estiver errada. O Euro está subindo não somente porque a Europa está começando a se recuperar da crise (alguns lugares já estão com a economia fechando em alta pelo segundo mês consecutivo), mas o Brasil está perdendo credibilidade política e financeira, logo perdendo investidores. Melhor seria comprar de pouco em pouco pois assim, pegamos um pouco da cotação "menos alta" e "médio alta" e "mais alta"?!? Thanks

    ResponderExcluir
  5. Oi Ba, é meio complicado dizer, pois se vc olhar a tendência gráfica do euro tudo indica que vai continuar subindo. Já no que diz respeito à situação financeira, quanto mais os EUA e Europa melhorarem, mais os investidores deixarão o Brasil, elevando a cotação de dolar e euro. Eu optei por comprar tudo de uma vez e acertei, mas acho que essa escolha tem que ser sua. Espero ter ajudado! Bjo

    ResponderExcluir
  6. Eu embarco dia 08/10 e pensei em deixar para comprar quando estiver mais perto. Porém vi que não para de subir e a estimativa para o final do ano é absurda. Falam em 2,70 para o Dólar. Se levar em consideração que Dólar e Euro estão subindo na mesma proporção, o Euro deve chegar perto de 3,50. Na sexta feira qdo o Cambio fechou em 3,19, e consegui comprar por 3,29, pois tenho amigo trabalhando em casa de câmbio por a Confidence por exemplo, estava vendendo a 3,39 no mesmo dia.
    Concordo com o Rafael em comprar assim que estiver com o dinheiro na mão, pois gastei quase mil reais a mais do que esperava na mesma quantia de Euro.

    ResponderExcluir
  7. Vou em agosto para Dublin, espero que a copa me ajude! rs

    ResponderExcluir
  8. estou pretendendo ir ...vou a estudo e trabalho fazendo intercambio?
    mais não sei nada sobre isso ! vi vocês comentando sobre compra eu ?
    qual motivo devo compra-los para usar la? para meus gastos pessoais ou ??? quero fazer intercambio de estudo e trabalho para conseguir o dinheiro la em euro já para facilitar minha vida ! sera que pode me ajudar ou esclarece....
    obrigada sou a claudia..vou para dublin

    ResponderExcluir
  9. viajo ano q vem, e já estou fazendo minha poupança, gostaria de saber qual a sua sugestão: compro o euro aqui ou compro na casa de cambio do meu país de destino? me disseram que é melhor comprar na cidade

    ResponderExcluir