sexta-feira, 9 de agosto de 2013

REMÉDIOS, QUAIS E COMO LEVÁ-LOS?

como levar remedios para o exterior 

Bom galera, chegou a hora de falar de remédios!

Antes de qualquer coisa consulte seu clínico geral, faça um check-up completo e informe-se sobre o que é preciso levar para uma viagem, isso de acordo com o seu perfil, o seu médico te dará a receita dos remédios que você deve utilizar.

Para embarcar com medicamentos é preciso estar atento a algumas regras. A entrada de medicamentos em outros países passa pela fiscalização sanitária, por isso, não esqueça da prescrição médica, ela que deve ser apresentada na inspeção do raio-X. 

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, no caso de líquidos, géis e pastas, estes devem ser levados em uma embalagem plástica transparente de até 1 litro (aproximadamente 20 cm x 20 cm), apresentados na inspeção do raio-X separadamente da bagagem. Cada recipiente não pode exceder o volume de 100 ml. Acima desse volume, os líquidos são confiscados, mesmo que o recipiente não esteja totalmente cheio. Segue exemplo:

                                 levar remédios bagagem de mão
Está liberado levar na bagagem despachada medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos de higiene e produtos médicos para consumo próprio e individual (desde que não caracterizando em frequência e quantidade fins comerciais ou de revenda).  Vale lembrar que sempre a quantidade total destes artigos utilizados por cada passageiro não pode passar de 2 kg ou 2 litros e que a quantidade contida em cada pacote não pode passar de 0,5kg ou 0,5 litros.

Leve preferencialmente na bagagem de mão os medicamentos que você precisará utilizar durante a viagem. Recomenda-se que os medicamentos mantenham-se na caixa original para melhor identificação. Observe o volume de cada recipiente, pelas normas de segurança aérea, somente é permitido levar na bagagem de mão:

• Medicamentos essenciais acompanhados de prescrição médica (a prescrição deverá possuir o nome do passageiro para ser confrontado com o nome que está no cartão de embarque).

• Medicamentos que não precisam de prescrição médica: colírio, solução fisiológica para lentes de contato etc. (desde com menos de 100 ml)

•Insulina e líquidos especiais ou gel, para passageiros diabéticos, acompanhados de prescrição médica (desde que não excedam 100 ml)

• Cosméticos sólidos (batom, protetor labial ou desodorante em bastão etc.).

Confira uma breve lista do que considero importante levar:
·         Comprimido para ressaca
·         Preservativos;
·         Aspirinas;
·         Gel para dor muscular;
·         Comprimido contra enjoo;
·         Antigripal
·         Comprimidos para diarreia e prisão de ventre;
·         Remédios pessoais- Não se esqueça da receita e da bula;
·         Anti inflamatórios
·         Antitérmico
·         Spray para dor de garganta;
·         Remédio para controlar febre

Comente! Movimente o nosso blog. Seus comentários enriquecem a nós e a quem vem pegar dicas aqui! Valeu galera!

12 comentários:

  1. Olá Dani. Eu tive essa duvida recentemente. Queria levar pelo menos creme de rosto, shampoo e condicionador e tals. Quer dizer que posso levar 2litros seja qualquer cosmético que eu queira levar?
    Isso é pra qualquer companhia?

    ResponderExcluir
  2. Oi Diana! Bom de acordo com as pesquisas que fiz na ANAC e Infraero foram essas as recomendações que eles deram! As Cias aéreas devem seguir essas regras mas é sempre bom se informar com a sua companhia aérea e evitar surpresas na hora do embarque! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Quanto a receita desses medicamentos, pode ser aquela receita ilegível que os médicos dão por aqui mesmo?

    Otimo blog, eu minha esposa vamos no mesmo período que vcs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabrício! Não é proibido a impressa mas é indicado que que você peça ao seu médico para imprimir, carimbar e assinar a receita, além de colocar o nome dos princípios ativos(genéricos) ao invés das marcas dos remédios. É importante levar a receita traduzida para que o pessoal da imigração entenda.

      Excluir
  4. Olá,

    Gostaria de parabenizá-los pelo blog. tenho uma dúvida, se puder ajudar. Os medicamentos que são MIP (não necessitam de prescrição médica) também é necessário a apresentação da Receita?

    Já me ajudou bastante é meu primeiro inter e arrumar td é bem complicado, não é.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego! Para os medicamentos isentos de prescrição médica, tipo aqueles de gripe, tosse ou dor de garganta, de fato estes não irão precisar de receita médica, assim como remédios naturais! Obrigada por acompanhar nosso blog. Abç!

      Excluir
  5. Dani, como vc fez com os anticoncepcionais (caso utilize os mesmos)? estava pensando em levar 13 caixinhas, já que irei ficar um ano em Dublin. Só acho que irá fazer muito volume levar as 13 caixas... como recomenda fazer? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia! Olha, eu não trouxe anticoncepcionais! Mas você pode trazer sim, com tanto que o seu médico receite-as, carimbe e assine a receita. É importante também colocar o nome dos princípios ativos(genéricos) ao invés da marca. E na hora de levar a receita, é aconselhável que você traga traduzida, para que o pessoal da imigração entenda!

      Excluir
  6. Boa Tarde!!! Tenho uma duvida, estou pretendendo ficar 1 ano na Irlanda mas toma remedio continuo e preciso levar uma qnatidade suficiente para esse periodo? Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Daniele Estrela7 de janeiro de 2014 09:17
      Oi Daniela! Sim. Você pode trazer o suficiente para passar 1 ano. É indicado que que você peça ao seu médico para imprimir, carimbar e assinar a receita, além de colocar o nome dos princípios ativos(genéricos) ao invés das marcas dos remédios. Não esqueça de trazer a receita traduzida para que o pessoal da imigração entenda. Aqui você só consegue comprar remédios com prescrição médica, se você for em uma clínica que custa em torno de 50 euros e daí com sua prescição em mãos poderá comprar aqui também. Aqui os remédios são caros, o melhor a fazer é trazer do Brasil. Bjs!

      Excluir
  7. Olá Dan,Parabéns pelo site super explicativo. Tenho uma dúvida,posso levar quantos sacos zip for necessário desde que na bagagem demão tenha o peso de até 1 litros e na de porão 2 litros. No saco zip somam-se os remédios e os cosméticos? Preciso colocar sacos separados?

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani, adorei to texto!! :) Remedios basicos que não precisam de receita aqui no Brasil, como por exemplo, antigripal, analgesico, remedio para colica, dorflez, dramin, remedio para prisão de ventre etc, precisam de receita? Super obrigada!

    ResponderExcluir