domingo, 29 de setembro de 2013

COMO FAZER O PPS?

como tirar pps dublin

Fala galera!

Continuando nosso martírio na obtenção dos documentos para a retirada do visto, fomos ao prédio do Social Welfare Local Office que fica na King's Inns Street, Dublin 1, para dar entrada no Personal Public Service Nunber (PPS).

Esse PPS é semelhante ao nosso CPF e nos dá acesso legal ao mercado de trabalho, pois sem esse documento não poderíamos ser contratados pelo nosso futuro empregador. (pensamento positivo! rs)

Para facilitar a vida de quem ainda irá passar por essa etapa, segue mapa de onde fica o Social Welfare, note que coloquei o Spire como ponto de partida, pois acredito que todos saibam onde ele fica:

Social Walfare, onde faço o PPS?

Para dar entrada no PPS são necessários o passaporte e a carta de encaminhamento da escola com o seu endereço fixo. Como não tínhamos acomodação fixa nós colocamos o endereço da gerente da agência que contratamos para o intercâmbio e ela nos entregou assim que o documento chegou em sua casa.

Quando chegamos no escritório, pegamos nossa senha e nos foi entregue o formulário para preenchimento. Nossa senha era de número 409 e havia 67 pessoas na nossa frente! Pois é, tivemos que esperar por 2 horas para sermos atendidos.

Como tirar o pps?


O formulário é bastante básico e não tivemos problemas para preenchê-lo:

como fazer o pps?

O Cartão do PPS demora aproximadamente 5 dias úteis para chegar no endereço fornecido. Após sua chegada, não teremos mais desculpas para não começar a procurar emprego.

Abraço!

6 comentários:

  1. Que bacana. Mas tenho uma dúvida, vocês abriram a conta no banco primeiro?
    Achei que fosse ao contrário, pois me falaram que precisava do PPS para abrir a conta, mas se dá pra abrir primeiro a conta, é melhor ainda :D

    Valeu pelas dicas...Enjoy it!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, a conta não depende do pps, nem vice versa. Nós abrimos a conta primeiro. A atendente perguntou se tínhamos o pps, mas como não tínhamos, deixou o campo em branco. Se quiser, pra agilizar, dá pra fazer os dois no mesmo dia. Abraço!

      Excluir
  2. Olá Rafael! Tudo bem!

    Ali onde preenche o formulario, diz que a assinatura não pode ser letra de forma, mas pode ser rubrica?

    Abraços, 08/11 chego por ai! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Fabrício! A assinatura tem que ser a mesma que você utilizou no passaporte, pois é ele que você terá que apresentar como documento de identificação. Abraço!

      Excluir
  3. Olá Rafael. A Carta da escola é a mesma que foi usada para abrir a conta no banco? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, a carta do banco só será utilizada no banco. A escola tem que te dar uma carta parecida com aquela que você mostrou na imigração, informando que você está matriculada e informando o seu endereço permanente. Caso você ainda não tenha, pode colocar o endereço de um amigo ou alguém de confiança.

      Excluir