sábado, 21 de setembro de 2013

COMO ABRIR CONTA BANCÁRIA NA IRLANDA?

abrir conta em banco irlanda
Fala pessoal!

Como já era de se esperar, nossos dias estão sendo bastante corridos. Temos muita coisa pra fazer e pouco tempo para isso.

Em nosso segundo dia de aula fomos buscar nossas cartas no escritório da escola:
  • OPENING A STUDENT BANK ACCOUNT (abertura de conta corrente para estudantes)
  • STUDENT ID CARD (carteira de estudante)
  • PERSONAL PUBLIC SERVICE NUNBER - PPS (equivale ao nosso CPF)
  • CONFIRMATION OF ENROLLMENT (carta que comprova nossa matrícula na escola)


Será por meio desses documentos que daremos entrada no GNIB, nosso visto de estudante. Essa parte é bastante burocrática e chata, mas é necessária para não termos problemas na imigração.

O primeiro passo é levar a carta de abertura de conta e o passaporte ao banco que sua escola lhe indicar. No nosso caso fomos até o AIB (Allied Irish Banks). Havia uma agência a duas quadras da nossa escola.

Algumas pessoas tinham nos dito que teríamos que primeiro marcar um horário para atendimento e que geralmente só tem horário para o dia seguinte. Não sei se foi sorte ou se o banco mudou seus procedimentos, mas no momento em que chegamos, esperamos por cinco minutos e já fomos logo atendidos.

Foi tudo muito simples, entregamos o passaporte e a carta de abertura da conta e a atendente já foi logo cadastrando nossos dados. O interessante é que não havia computadores nas mesas, eles utilizavam tablets! Não precisamos de xerox de nada, pois eles tiravam as fotos dos documentos no próprio tablet. É interessante que vocês já tenham um chip de celular, pois tivemos que cadastrar nossos e-mails e celulares na abertura da conta.

A atendente nos explicou que o cartão e a senha chegariam no endereço fornecido por nós, porém em correspondências diferentes. Demoram aproximadamente 5 dias úteis para essas cartas chegarem. Em alguns casos o cartão não chega na residência, então será necessário  o comparecimento na agência de abertura da conta para retirá-lo.

Vale lembrar que só devemos fazer o depósito dos $ 3.000,00 quanto já estivermos com o cartão e senha em mãos, portanto, ao recebê-los, dirija-se à agência, faça o depósito e solicite o extrato da conta. Esse extrato deverá ser mostrado na imigração, para a entrega do GNIB.

Para nossa sorte, o banco estava realizando uma promoção conjunta com o student travel card (cartão que junta a carteira de estudante com o cartão de transportes públicos), portanto, ao abrirmos nossa conta naquela semana, ganharíamos um voucher que nos daria um desconto de 12 euros! Ao invés de pagarmos € 12,00 pagaremos somente € 3,00!

Já começamos com o pé direito! rs

Conforme formos passando pelas etapas de documentação, iremos compartilhar com vocês ok?

Abraço!

15 comentários:

  1. A cada Post novo de vocês fico mais ansioso em iniciar minha jornada a Dublin. Que 2014 chegue logo.

    Abraços. E que Deus abençoe vcs em tudo aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk quando vc chegar vamos marcar pra tomar uma guinness. E vc tem q me dar umas dicas na net!! Kkk Abraço

      Excluir
    2. Claro q vamo marcar. E bom q terei alguém pra me mostrar a cidade. Hehehe.
      E quanto às dicas, é só falar o que precisa q estou às ordens.

      Excluir
  2. Oi Rafa.
    Tb com vcs.

    estou aguardando vc entrar no Skype para colocarmos o papo em dia. e a Casa vc ja arranjou, pois estou preocupado com isso ja que a semana venceu .

    Beijos


    pai

    ResponderExcluir
  3. Gente, e para alugar tá muito difícil? estou meio receosa com isso também comprei só uma semana de acomodação estudantil, será que dá mesmo para alugar em uma semana? beijos e aguardo ansiosa os posts e minha viajem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós fechamos somente uma semana também, e não foi o suficiente para alugar um lugar fixo. Entretanto há vários quartos em acomodações provisórias, onde você pode ficar até arranjar um lugar permanente. Se eu pudesse voltar atras fecharia pelo menos 2 semanas, porque está um pouco difícil achar um bom quarto. Abraço Alejandra!

      Excluir
  4. Olá Rafael!

    Parabéns pelo blog de vocês! Eu cheguei a uma semana em Dublin e estou adorando!

    O blog tem sido muito útil, linguagem clara e franca, mais uma vez meus parabéns!

    Além de agradecer, gostaria de fazer uma pergunta:

    * Eu já abri minha conta no AIB e estou aguardando apenas o cartão para fazer o depósito e continuar meu processo. No entanto, eu trouxe meu dinheiro no VISA TRAVEL e estava aqui pensando se consigo se o banco consegue transferir direto ou se preciso sacar esse dinheiro num caixa eletrônico.

    Será que poderia me ajudar?

    Grata

    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa. Não será possível transferir do VTM para o banco, no meu caso tive que tirar a grana aos poucos, pois o limite de saque do meu cartão é de 800 euros. A cada saque tive que pagar 2,50 euros (fiquei p*** da vida rs). O meu VTM é da Confidence Câmbio. Eu conheço algumas pessoas que conseguiram sacar 2.500 euros de uma só vez, mas o cartão deles era do banco rendimento. Fico feliz por estar ajudando. Boa sorte pra gente na Irlanda!!

      Excluir
    2. Oi Rafael!

      Que saco isso hein! Meu cartão do banco chegou ontem, vou ver quanto consigo sacar. Meu visa travel é do Banco do Brasil.

      Muito obrigada pela informação, sempre muito útil!

      Boa sorte pra nós!

      Abraço

      Excluir
  5. Boa tarde Rafael,

    existe algum tipo de problema que impeça de se abrir a conta?

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, se vc estiver com todos os documentos em mãos não tem porque não abrirem sua conta, mesmo se tiver o nome sujo no Brasil, pois o sistema de SPC e SERASA são nacionais, não exportam informações para outros paises. Abraço!

      Excluir
  6. Boa Madruga, Rafael me tira a seguinte dúvida,

    tenho um amigo meu que está querendo fazer o intercambio para a Irlanda junto comigo, só que ele está pagando as dividas dele e tal, e o nome dele ainda consta no SPC e SERASA pode atrapalhar na hora de abrir uma conta no banco aí na irlanda?

    Podendo me responder via e-mail seria de bastante ajuda

    workcmello@gmail.com


    Abraços e gostei das dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiano! Olha, o seu amigo não vai ter problema algum aqui na Irlanda, ninguém faz nenhum tipo de restreamento quanto a isso. Pode vim tranquilo. Abç!

      Excluir
  7. Olá boa noite! Parabéns pelo blog, muito legal :)
    Estamos indo para Dublin eu e meu esposo e mais um casal, para o casal pode ser conta conjunta, Para tirar o visto?

    ResponderExcluir
  8. Oi! pessoal
    Estou com uma duvida, os 3.000 euros a gente deposita em um banco da irlanda, para ter visto de estudante?

    ResponderExcluir